quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

CORTE DE UNHAS


O corte das unhas dos canários é uma prática as vezes esquecida pelos criadores, assim como nossas unhas precisam ser cortados os canários tem esta mesma necessidade.
A unha muito grande atrapalha o canário na hora de colocar seu pé no poleiro e ainda na época de cria eles podem enroscar a unha no ninho e jogar os filhotes para fora.
Devemos ter alguns cuidados na hora do corte pois existe uma pequena veia que passa pelo interior da unha e se for cortada pode machucar a ave.
A foto ajudará muito na observação do ponto exato do corte, esta foto foi tirada do Blog do amigo Pedro Feixo, criador renomado em Portugal.
http://canariospfreixo.blogspot.com/2008/01/o-corte-das-unhas-nos-canrios.html
FRANCISCO PERUZZO
BIÓLOGO
CENTRO PAULISTA DE CRIADORES DE CANÁRIOS FRISADOS – CF
SÓCIO Nº 104

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

MUDA DE PENAS

Os canários deixam de cantar, ficam doentes e podem morrer se não se lhes presta a atenção necessária." Não concordo que a muda seja considerada uma doença, mas concordo que se não forem tomadas certas precauções, os canários podem morrer.
A muda faz parte do ciclo anual da ave podendo mesmo dizer-se que é a última fase de um ciclo reprodutivo. Ocorre em Janeiro e Fevereiro, porém este ano foi muito atípico, aqui em meu criadouro os canários já iniciaram a muda agora em Dezembro. A substituição de todas as penas debilita as aves e, normalmente, os machos deixam por completo de cantar. No primeiro ano, as penas das asas e da cauda não são substituídas. A substituição das penas deve ser gradual sendo umas substituídas por outras sem apresentar nenhuma parte do corpo completamente desprovida de penas. Como a ave se encontra debilitada devem ser redobrados os cuidados com correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura.
Durante a muda a alimentação deve ser equilibrada não esquecendo as vitaminas, minerais e aminoácidos.
Uma das coisas em que parece não haver consenso é o banho durante a muda. Os meus canários adoram tomar banho mesmo quando estão na fase de mudança de penas. Se as aves estão habituadas a banhar-se penso que devem continuar a fazê-lo mesmo durante a muda.
Terminada a muda, os machos recomeçam a cantar, é a melhor altura para se decidir quais as aves a manter. É também a melhor altura para se comprar novos canários.

Fonte pesquisa:
http://canarios.com.sapo.pt/index.html
www.google.com.br


FRANCISCO PERUZZO
BIÓLOGO
CENTRO PAULISTA DE CRIADORES DE CANÁRIOS FRISADOS – CF
SÓCIO Nº 104