terça-feira, 22 de dezembro de 2009


Taraxacum (dente-de-leão)

Esta semana, em conversa com amigos criadores lembrei-me dos tempos de criança. Estávamos falando de uma planta muito interessante, o dente de leão.
Devido as suas sementes possuírem um sistema de dispersão pelo vento (dispersão eólica ), quem já não assoprou para ver suas sementes voarem, infelizmente as crianças de hoje estão perdendo o contato com essas maravilhas da natureza.
Esta planta, além de muito bonita têm propriedades importantes que podemos usar em benefício de nossas aves.
Nome científico: Taraxacum officinale L, Taraxacum officinale W.
Nomes populares: Taraxaco, salada-de-toupeira, alface-de-cão, amor-dos-homens.
Característcias: Raíz mestra grossa, com exterior marrom e interior branco leitoso. Caule avermelhado oco e liso, ergue-se no meio de uma roseta de folhas junto ao solo. Folhas verde escuras, bem denteadas nos bordos, triangulares ou ovaladas; as flores são amarelas e se transfromam em pompons com sementes aéreas que as crianças gostam de soprar...
Origem: Até hoje se discute se o dente-de-leão é nativo das américas ou aclimatada. A planta é encontrada e consumida em quase todo mundo (já a utilziavam os europeus, árabes, ingleses, americanos, chineses).
Parte utilizada: Raízes, flores e folhas.
Cultivo: Planta versátil, multiplica-se facilmente através de sementes, cresce tanto em solos ricos e adubados, como nas festas dos calçamentos e ruas.
Utilização:
Medicinal: Rico em vitaminas e sais minerais, o dente de leão tem propriedades diuréticas; é tônico, digestivo, estimulante do fígado e das glândulas linfáticas. Estimula os rins, ajuda eliminar uréia, colesterol e ácido úrico. Alivia anemia, insuficiência hepática, cistite, reumatismo, gota, etc. Combate gases e prisão de ventre.
Preparo das folhas: infusão - Verter um litro de água fervente sobre 2 col. De sopa de folhas picadas. Descansar tampado por 7 minutos. 3 xícaras/dia.
Preparo das raízes: colocar uma col. De sopa de raiz picada e deixar fervendo junto com a água por 10 minutos.
Caseiro (country) - Uso como cama para animais, forrando as instalações de coelhos, carneiros e vacas, ajuda as crias, pois aumenta o leite das mães (folhas possuem 2,45% de proteínas).
Mágico: Plantada no norte do jardim, faz com que os ventos sejam sempre favoráveis. Para adquirir poderes psíquicos, tomar o café feito com as raízes.
Cosmética: Bom para celulite, ajuda emagrecer purificando o sangue. Chá forte clareia sardas. Para acne também é utilizado, compressas à noite e pela manhã ajudam Ter a pela limpa e sedosa.
Alimentícia consumido sob diversas formas: Folhas com salada (amarga), ou cozida com espinafre, a raiz é torrada como café; folhas podem ser ainda usadas como suco (fortifica os nervos do cérebro e olhos); na época colonial era apreciado seu vinho. Receita de vinho - 7 litros de água, 7 litros de flores, 2,5 laranjas cortadas em 4,1 limão cortado em 4,1 pacote de levedura seca, raiz gengibre ralada, 1,2 kg de açúcar. Modo de fazer: colha as flores em dia de sol, deixe os insetos saírem espalhando em folhas de jornal; coloque em recipiente de cerâmica, despeje água, cubra e deixe 24 horas. Coe para caldeirão esmaltado, adicione laranja, limão e gengibre. Ferva por 30 minutos, coe e junte o açúcar. Quando estiver morno, junte a levedura, previamente dissolvidaem 2 col de sopa do líquido. Cubra e deixe fermentar mais ou menos 7 dias. Despeje em garrafões e deixe em repouso por um mês. Aí decantá-lo para garrafas menores. Estará bom após 5 meses.
Contra indicação: evitar o uso nos casos de irritação de estômago ou intestino.
Fonte:
http://www.cotianet.com.br/jornalatuante/mat037.htm

FRANCISCO PERUZZO
BIÓLOGO
CENTRO PAULISTA DE CRIADORES DE CANÁRIOS FRISADOS – CF
SÓCIO Nº 104