domingo, 22 de novembro de 2009

PLANO DE ALIMENTAÇÃO ANUAL

Ao passar dos anos acabamos esquecendo que muitas pessoas sempre estão iniciando uma criação de canários e estas pessoas necessitam de auxílio básico principalmente na alimentação, pensando nisso resolvi escrever um pouco sobre o meu manejo, não podemos ainda esquecer que cada criadouro ou canário têm hábitos diferentes então nem tudo que dá certo em meu criadouro dará certo em outros lugares. Vale lembrar que devemos partir de uma proposta e aos poucos irmos adaptando as necessidades do seu criadouro ou de seus canários.
ALIMENTAÇÃO DIÁRIA:
O principal é a mistura de sementes, isso nunca pode faltar aos canários, existem várias fórmulas de acordo com a época do ano, porém eu mantenho sempre a mesma que são alpiste (70%), colza (10%), aveia (5%), níger (10%) ,nabão ou linhaça (5%).
A farinhada eu ofereço a cada dois dias, pois como é um complemento não deve ser dada em excesso, alguns canários por serem mais atrativas só querem comer a farinhada. Existem várias marcas no mercado brasileiro, de excelente qualidade e preços que cabem no bolso. Muitos criadores ainda fazem suas próprias receitas, mas considero que hoje em dia não compensa devido ao número de produtos no mercado. Acrescento ainda na farinhada 03g de ORGANEW, é um prébiotico que vai auxiliar na manutenção da flora intestinal das aves.
A água deve ser oferecida diariamente ou trocada a cada dois dias no máximo, costumo adicionar uma semana por mês própolis, são 50 gotas por litro d´água, ajuda principalmente no aumento da imunidade dos canários.
As verduras são importantes, porém já tive muitos problemas relacionados a agrotóxicos e bactérias, por isso resolvi não fornecer mais.
FASES DO ANO:
JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO
Esta época ocorre a muda de penas, devemos aumentar a quantidade de proteínas, com maior teor de gorduras, pois são importantes na formação das novas penas e ainda fornecer um complemento que contenha BIOTINA ou Vitamina H.
Colocar banheira de água, pois o banho em dias quentes ajuda na muda das penas além de refrescar os canários. Não deixar as aves em lugares que tenham correntes de ar.
Começar a diminuir a intensidade de luz que foi feita de Julho a Dezembro para época de criação.
ABRIL / MAIO
Neste período devemos voltar a fornecer a alimentação normal aos canários, época para repouso, muitos machos já soltaram completamente o canto, é a época de começar a separar os canários que irão para concurso, iniciar os contatos para vendas, escolher futuras matrizes para o plantel. Se possível separar os machos em gaiolas individuais para que não briguem e estraguem suas penas, principalmente os de topetes.
JUNHO / JULHO / AGOSTO
Esta época irá começar os torneios nos clubes, além disso, já devemos estar preparando nossas matrizes para o acasalamento, por isso começo a aplicar as vacinas: BAYCOX (são duas doses respeitando o intervalo de 15 dias entre uma e outra); IVOMEC POUR – ON (são duas doses respeitando o intervalo de 15 dias entre uma e outra);
VERMÍFOGO (estou fornecendo avitrin vermífugo, segundo a bula são 03 dias consecutivos, obtive excelentes resultados com ele).
Já estou com os casais definidos, porém os machos estão em gaiolas individuais e as fêmeas ainda nas voadeiras, no mês de Agosto começo a colocar as fêmeas com seus respectivos machos, porém ainda com a grade de separação.
A partir de Julho começo a aumentar o período de iluminação do criadouro com lâmpadas fluorescentes, um aumento gradual que no final passará a ter 14 horas de iluminação, com isso os canários terão mais tempo para se acasalar e alimentar os filhotes.
SETEMBRO / OUTUBRO / NOVEMBRO / DEZEMBRO
Começa o período de reprodução dos canários, nesta época principalmente quando começam a nascer os filhotes não poderá faltar comida, farinhada e água.
Com o nascimento dos filhotes, auxilio na alimentação com a papinha CC ALBIUN, os filhotes se desenvolvem mais rápidos. Forneço ainda uma quantidade maior de aveia para os pais fornecerem aos filhotes.
Em Dezembro, após a separação de todos os filhotes faço mais uma rodada de VERMÍFOGO E IVOMEC POUR – ON para todos.
Espero que com isto tenha ajudado um pouco aqueles que iniciam esta arte e enfrentam muitas dificuldades no manejo diário dos pássaros, nunca esquecendo que este plano não é fechado pode haver variações durante o ano e de criadouro para criadouro.

FRANCISCO PERUZZO
BIÓLOGO
CENTRO PAULISTA DE CRIADORES DE CANÁRIOS FRISADOS – CF
SÓCIO Nº 104

google.com, pub-7514776351803405, DIRECT, f08c47fec0942fa0