sexta-feira, 17 de abril de 2009

ONDE DEVO CRIAR MINHAS AVES ?



Tenho recebido ultimamente muitos telefonemas e mensagens pela internet perguntando a respeito da saúde dos canários.
Biólogos, não podem e não o fazem, indicar algum medicamento ou tratamento para qualquer enfermidade, somente um profissional formado em Medicina Veterinária está habilitado a esta prática. Mas ao mesmo tempo como a função do biólogo é estudar o meio ambiente e os seres vivos que ali vivem, tenho notado que a grande maioria dos problemas nos canários são causados pelo sistema respiratório.
Ao conversar com criadores ou pessoas que estão iniciando uma criação, sempre pergunto onde elas mantêm suas aves. Uma parcela muito grande dos criadores não se preocupa ou não dá a devida atenção a este item, que para mim é primordial: - onde devo criar minhas aves ?
Este fator deveria ser o primeiro a ser estudado e analisado antes de se iniciar a criação, desde a pessoa que quer ter apenas um canário para apreciar seu canto até um criador com centenas de casais.
As pessoas se apaixonam pelos canários, mas se esquecem que eles são seres muito frágeis e delicados e que necessitam de cuidados básicos para viverem felizes e saudáveis.
Então antes de escolher seu canário, de porte, cor ou canto, siga algumas dicas que com certeza irão agradar muito suas aves:
- Para quem quer ter apenas um amigo cantador, compre gaiola de ferro, pois são mais fácies de se higienizar, não o deixe em corredores com muito vento ou sol excessivo,
perto de janelas onde receba muita poluição dos carros, troque regularmente o jornal do fundo da gaiola, forneça água fresca e comida para canários, verduras e frutas e durante a noite sempre cubra a gaiola contra as possíveis claridades, pois seu amigo precisa renovar suas energias para no outro dia alegrar novamente sua casa com seu canto.
- Agora se você pretende ter dezenas, centenas de casais terá que realmente montar uma estrutura digna para seus canários. Não poderá ocupar banheiros, quartinhos apertados, pois não podemos esquecer que o número de aves irá dobrar na época de acasalamento. Esse projeto deverá ser executado de acordo com o número de pássaros que desejamos ter e criar.
O criadouro terá que ter obrigatoriamente uma ótima entrada de luz natural, por dois motivos, além de o sol ser muito importante para o desenvolvimento e saúde das aves, temos que pensar na natureza e economizar energia elétrica.
Outro fator importante é a circulação de ar dentro do criadouro, a falta ou o excesso de ar pode causar doenças respiratórias nas aves.
Então amigos criadores, antes de pensar qual ave irei criar, pense primeiro aonde irei criá-las para que vivam felizes e saudáveis.


FRANCISCO PERUZZO
BIÓLOGO
SÓCIO Nº 104

CENTRO PAULISTA DE CRIADORES DE CANÁRIOS FRISADOS

google.com, pub-7514776351803405, DIRECT, f08c47fec0942fa0